Daniela perde para todos e Amanda para Paulinho: pesquisa revela cenário para as eleições de 2026

Pesquisa recente

20/06/2025 16:58:42 0 comentário

Nos ultimos dias 23 e 24, uma pesquisa de intenção de votos foi realizada em Caxias pela empresa Xb3, que percorreu dezenas de bairros na cidade e zona rural e fez um levantamento sobre a disputa que acontecerá em 2026. 

A pesquisa revelou a intenção de votos dos caxienses para os cargos que estarão em disputa em 2026 na Assembleia Legislativa do Maranhão, na Câmara dos Deputados, para o Senado e para o Palácio dos Leões, apenas a disputa presidencial ficou fora da pesquisa.
 
Na disputa para conquistar uma das 17 vagas maranhenses na Câmara dos Deputados, os 3 principais nomes de Caxias na disputa foram apresentados pela pesquisa, Amanda Gentil, Daniel Barros e Paulinho. Já na briga por uma das 42 vagas na ALEMA, os 4 deputados estaduais de Caxias com cadeira no legislativo foram apresentados pela pesquisa: Adelmo Soares, Catulé Jr., Claudia Coutinho e Daniela.

Nos dois cenários, a situação dos nomes governistas foram, no minimo, alarmantes, não atoa, nesta segunda-feira (19) aconteceu uma reunião de alinhamento entre o prefeito e seus aliados para fortalecer o nome das duas candidatas do campo governista. Não é pra menos, pois se a situação não for revertida, o grupo no poder terá enormes dificuldades de eleger suas candidatas.

Na disputa rumo a uma vaga na Assembléia, Claudia Coutinho cravou 28% na pesquisa, seguida por Adelmo Soares com 13%, Catulezinho com 10%, e por último a candidata do grupo Gentil, Daniela, com 9%.

Para o governo, o péssimo resultado de Daniela indica que o grupo Gentil ainda não se recuperou da perca de capital política vista nas últimas eleições, onde o grupo, mesmo com a “máquina” na mão, usando áudios forjados por I.A., com milhões e milhões sendo gastos e apoio dos principais grupos políticos de Caxias e do estado, ainda sim ganhou com apenas 0,63% de diferença. Vale lembrar que o grupo Gentil perdeu quase 20 mil votos de uma eleição para outra, tendência que parece se confirmar também na disputa que acontecerá em 2026.

Na disputa por uma vaga na Câmara, de acordo com a pesquisa, 33% do eleitorado caxiense votaria em Paulinho para deputado federal caso às eleições fossem hoje, 26% escolheria a deputada Amanda Gentil e 23% dariam seu voto ao vereador Daniel Barros.

Considerando os candidatos de oposição e brancos/nulos, quase 70% do eleitorado rejeita o nome de Amanda Gentil pra renovar seu mandato. A baixa aceitação do nome governista se deve a vários fatores, entre eles, um mandato apagado até agora, a citação da deputada em escândalos como a farra das “emendas Pix” e votações em defesa dos mais ricos, e o enfraquecimento do próprio grupo, que perdeu quase 20 mil votos de uma eleição pra outra. Paulinho, que sequer confirmou candidatura em 2026, já ultrapassa a pré-candidata governista em mais de 7 pontos percentuais.


Deixe seu comentário


Comentários

Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!
Desenvolvido por:
c2 tenologia web