Apesar de ainda ter vencido em 3 das 217 cidades maranhenses em 2022, Bolsonaro foi o grande perdedor nas eleições de 2024 no Maranhão, todos os grandes aliados do ex-presidente perderam no estado, até mesmo nas cidades onde o Bolsonarismo era a maior força política nas últimas eleições.
Acailandia, Imperatriz e São Pedro dos Crentes
Em São Pedro dos Crentes dois candidatos do “centrão” disputaram sem apoio do PL ou do PT. Já no maior polo bolsonarista no estado, em Imperatriz, a candidata Mariana Carvalho contou com apoio pessoal de Bolsonaro, com direito a carreata com a presença do ex-presidente e sua esposa Michele, mesmo assim, Mariana perdeu para Rildo Amaral, candidato apoiado pelo PT, PCdoB e pelo grupo do governador.
Em Açailândia não foi muito diferente. Em 2022 Bolsonaro foi o mais votado na cidade, já agora em 2024, o candidato apoiado pelo PL ficou em segundo lugar, perdendo para o candidato apoiado por vários partidos de esquerda: PDT, PSB, PCdoB e PT.
O vexame na ilha
Na capital São Luís, a derrota do Bolsonarismo foi estrebuchante. Em 2024, o presidente Bolsonaro foi a opção para mais 238 mil eleitores, já em 2024, Bolsonaro apoiou o deputado estadual Drº Yglésio e fez questão de fazer várias aparições com o deputado e organizar atos de campanha ao lado do deputado, mesmo assim, o candidato de Bolsonaro tirou menos de 19 mil votos, 3,18% dos votos válidos.
PL x Bolsonaro
Outro fator que revela o rápido definhamento do Bolsonarismo no Maranhão é a crise no Partido Liberal, provocada pelo próprio Bolsonaro, que vem atacando o maior nome do PL no estado, Josimar de Maranhãozinho, que comanda o partido no MA. Então, a vitória de 40 prefeituras do PL é um mérito maior do deputado Josimar do que do Bolsonarismo, inclusive não é difícil imaginar que com a expulsão de Maranhãozinho do PL, a grande maioria, se não todos, também abandonariam a sigla.
E a esquerda?
Enquanto isso, o governador aliado do presidente Lula, Carlos Brandão (PSB), foi o grande vencedor dessas eleições, elegeu 158 prefeitos nos 217 municípios do estado. Somando os partidos de esquerda, foram 42 prefeituras conquistadas, 26 a menos que 4 anos atrás. Nesse cenário temos dois vitoriosos, o governador Carlos Brandão e o “Centrão”. Não se pode dizer que a esquerda venceu, mas sem sombras de dúvidas, o grande derrotado nessas eleições foi a extrema-direita e o Bolsonarismo Maranhense.
Deixe seu comentário
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!