Após um ano de perseguição, Lycia Waquin rompeu com Fábio Gentil gerando um dos fatos políticos mais relevantes dos últimos meses na política maranhense.
Mais uma personalidade política entrou pra lista de traídos por Fábio Gentil, após perseguir e tentar abafar Catulé Jr. e Paulo Marinho Jr. até que os mesmos saíssem da gestão, foi a vez da -agora- ex-chefe de gabinete do prefeito Fábio Gentil, Lycia Waquin, que pediu exoneração do cargo nesta segunda-feira (22).
Após insistir e resistir por um ano sob forte perseguição e tentativas de “podar” o capital político da sua pré-candidatura, Lycia decidiu dar um basta nessa situação e após anos cumprindo com fidelidade o seu papel como chefe de gabinete, demonstrou caráter até na saída: conversou primeiramente com o prefeito Fábio Gentil e pediu exoneração do cargo antes de qualquer pronunciamento público.
A perseguição que vinha sofrendo era motivada por preocupações reais, já que Lycia já era mais popular dentro do grupo Gentil que o sobrinho do gestor. Muitas lideranças chegavam a sugerir que Lycia deveria ser indicada ao invés de Gentil Neto, que vem tendo dificuldade em se estabelecer como um nome competitivo contra a forte aceitação do nome de Lycia como pré-candidata entre os próprios apoiadores do prefeito.
Além disso, o que também garantiu que Lycia se tornasse um alvo foi a autonomia política demonstrada pela mesma. Diferente de outros candidatos governistas, Lycia não dependia de Fábio Gentil para ter um capital político de assustar opositores. Mesmo com a perseguição aberta que sofria, Lycia se fortaleceu e hoje já tem apoio garantido do PSDB e de outras siglas e apoio direto do governador Carlos Brandão, que deve empossa-lá em um espaço relevante na estrutura estadual nos próximos dias.
Com tudo isso seria natural que o grupo no poder começasse a ver a pré-candidata como uma ameaça aos interesses de FG se manter no poder através do seu sobrinho e por isso uma perseguição aberta e escancarada se desencadeou contra LW.
O futuro da pré-candidata é incerto, no entanto, apoiadores e agentes políticos dos mais diversos grupos tem entrado em consenso sobre o fortalecimento avassalador de Lycia, que com essa movimentação apenas cresceu e demonstrou que seu projeto é sólido e não apenas uma vaidade.
Deixe seu comentário
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!