O Ministério da Saúde divulgou nova portaria com a relação de municípios a serem contemplados com o financiamento federal para custeio de novas equipes de Saúde da Família (eSF). No Maranhão, 82 novas eSF vão ser contempladas, com destaque para a cidade de Paço do Lumiar com o maior número de equipes credenciadas do estado.
A partir de 2024, Paço do Lumiar receberá recursos para custeio de 38 novas equipes de Saúde Família. Atualmente, o município conta com o financiamento de apenas 22 eSF. Com a nova portaria, a cidade vai ampliar para 60 equipes a receberem o investimento do Governo Federal.
A ampliação das equipes credenciadas na cidade luminense é fruto da articulação do deputado estadual Carlos Lula (PSB) e do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) junto ao Ministério da Saúde. “Investir em saúde preventiva ajuda a reduzir custos que podem ser direcionados para outras políticas, além de proporcionar qualidade de vida à população. Quanto maior a cobertura das equipes dentro do munícipio, melhor será o cuidado em saúde e a qualidade de vida da população”, disse Carlos Lula.
A atuação das equipes de Saúde da Família é fundamental ao enfrentamento de doenças, como dengue, zika e chikungunya – cujo aumento de casos no Maranhão se dá com o início do período chuvoso entre os meses de dezembro e abril. Com uma abordagem preventiva e o acompanhamento constante dos pacientes, as equipes podem dentificar precocemente os sintomas e realizar o tratamento adequado, reduzindo o impacto das doenças provocadas pelas arboviroses na comunidade e nas unidades de saúde.
No total, 18 cidades maranhenses garantiram o financiamento do Ministério da Saúde, são elas: Anajatuba (1), Araioses (2), Brejo (1), Carutapera (4), Chapadinha (3), Imperatriz (14), Maracaçumé (1), Maranhãozinho (1), Matinha (2), Morros (1), Nova Olinda do Maranhão (4), Paço do Lumiar (38), Presidente Sarney (1), Santa Luzia do Paruá (4), Santana do Maranhão (1), São Domingos do Azeitão (1), São Francisco do Brejão (3), Turilândia (1).
Fonte: O Informante
Deixe seu comentário
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!