A Frente de Oposição em Caxias, representada na situação por Adelmo Soares e Catule Jr. protagonizou um encontro que deu o que falar nos bastidores da politica local. A dupla oposicionista teve um proveitoso diálogo com o presidente do PT no Maranhão, Francimar Melo.
Na pauta da conversa esteve os rumos do Partido dos Trabalhadores na disputa eleitoral de 2024 em Caxias, onde a Federação Brasil da Esperança ainda não entrou em consenso, com o PCdoB e parte do PT na ala de oposição, e do outro lado setores do PT compõe o governo do prefeito Fábio Gentil.
Na conversa, Francimar Melo explicou que nos municípios com mais de 100 mil eleitores a discussão sobre o pleito de 2024 será acompanhada pela executiva nacional do partido, que definirá junto aos diretórios estaduais e municipais as alianças estabelecidas nesses redutos eleitorais com intuito de fortalecer a federação Brasil da Esperança e o campo progressista.
Adelmo Soares vem sendo um dos principais articuladores do presidente Lula e o mais destacado nome do campo progressista em Caxias. Fez campanha aberta em 2018 para o então candidato indicado pelo PT, Fernando Haddad, e em 2022 foi o único candidato - entre os "grandes", a participar ativamente da campanha do presidente Lula, desde o primeiro turno, organizando adesivaços, motocarreatas e sendo o único a indicar voto em Lula nos seus "santinhos".
Caxias é o 5° maior colégio eleitoral do estado e está na mira dos partidos e lideranças estaduais. Por isso o encontro é mais uma prova que nada está definido no alto comando do grupo "Brandonista".
Apesar dos gestos de acomodação de membros do PT em cargos no governo local, fica evidente que nem isso garantiu o apoio da sigla ao candidato de Fábio Gentil, este que prometeu o cargo de vice em troca do apoio do partido, no entanto a promessa também foi dada ao PDT do grupo Coutinho e ao PSDB de Lycia Waquin, enfraquecendo ainda mais a confiança nas promessas do gestor.
A questão é que, apesar das promessas atrativas feitas pelo grupo do prefeito, a "fama" do gestor é conhecida em todo o estado, afinal não foram poucos os políticos traídos pelo prefeito, tanto em Caxias como ao redor do estado, como exemplo Paulo Marinho Jr. e Catulé Jr. no município, ou Gabriel Tenório de Matões e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, citando apenas estes para encurtar a lista.
A Oposição continua avançando nas articulações políticas e no próximo sábado (02) assinará uma carta compromisso que definirá data e os critérios para escolha do candidato a prefeito da Frente de Oposição.
Deixe seu comentário
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!