Localizado no bairro Teso Duro, um dos maiores lixões a céu aberto do Nordeste produz uma série de mazelas para a região, uma das mais graves, se não a pior, é a fumaça tóxica expelida diariamente da queima ilegal do lixo no local.
O problema ambiental se tornou um problema de saúde pública, com mães relatando que seus filhos e filhas mal conseguem dormir e alguns chegaram a desenvolver problemas respiratórios após inalar continuadamente a fumaça tóxica durante anos a fio.
Apesar de ter prometido diversas vezes que iria resolver o problema do lixão, o prefeito até agora não tomou nenhuma medida efetiva para amenizar a situação. Fábio Gentil prometeu resolver a situação em 2016 para ser eleito prefeito, novamente em 2018 para eleger seu deputado, mais uma vez em 2020 para se reeleger e agora em 2022 para eleger a filha deputada federal.
Nem mesmo a força da lei e ordens judiciais tem obrigado o gestor a acabar com esse problema que impede milhares de crianças de dormirem bem por causa da fumaça tóxica invadindo ruas e casas. Veja uma das decisões de 2019 clicando aqui.
Autoridades vem se manifestando a tempos sobre o caso, como é o caso do vereador Daniel Barros, que desde o início do seu mandato vem denunciando o descaso da atual gestão com o lixão de Caxias. Neste domingo (30) o parlamentar mais uma vez foi ao local para realizar uma denúncia a pedido de moradores da região.
O GAVUVES, grupo independente de controle social que atua em diversas regiões e é um dos protagonistas na luta pelo aterro sanitário na cidade também esteve presente neste domingo no local após intensas denúncias recebidas nas redes sociais.
Enquanto o prefeito se preocupa em eleger seu sobrinho nas próximas eleições, milhares de famílias esperam pelo prefeito enquanto sofrem sufocadas com a fumaça do lixão.
Deixe seu comentário
Comentários
31/07/2023 18:41:20
Maria da Cruz Silva Alves
É muito preocupante, os políticos parece que essas pessoas sao invisíveis ,so lembram deles qdo é tempo de eleições.
PH
Apenas nas eleições vemos alguma ação