Nas últimas eleições, as deputadas Daniela e Cláudia Coutinho saíram eleitas graças a uma expressiva votação em Caxias, no entanto, ambas as parlamentares tem dado atenção prioritária para seus municípios, Cláudia em Matões onde seu marido é prefeito da cidade e Daniela em Presidente Dutra, onde será candidata à prefeitura do município.
Em 2018, Caxias teve um protagonismo na disputa por vagas na Assembleia Legislativa do Maranhão – ALEMA, das 42 cadeiras, Caxias elegeu 3 deputados estaduais, quase 10% das vagas em apenas uma cidade: Zé Gentil (REPU), Cláudia Coutinho (PDT) e Adelmo Soares (ainda no PCdoB). Já nas eleições de 2022, Caxias não elegeu nenhum deputado “da terra” e hoje sofre sem representatividade na casa legislativa estadual.
A prioridade das deputadas nos seus “berços” é cada vez mais evidente. Daniela por exemplo, chegou a entregar 10 mil KGs de peixe em Presidente Dutra, já aqui em Caxias, assim como o prefeito, Daniela se aproveitou da distribuição de peixes e cestas básicas realizadas pelo governo do estado na cidade e fez intensa propaganda pessoal, apesar de não destinar nenhum centavo para a doação na cidade.
A comparação com o ex-deputado Adelmo Soares é inevitável. Adelmo, como deputado e hoje como um dos principais personagens da politica caxiense aderiu a luta pelo aterro sanitário e denunciou a nível estadual a situação de Caxias-MA quando era deputado. Já Daniela, em uma entrevista conhecida afirmou que o problema do lixão era invenção da oposição, pois ela morava a um ano em Caxias e não via esse tipo de problema.
Em obras, Adelmo Soares da “surra” nos seus opositores, pois sua lista de obras e ações é extensa: trouxe praças como a da Família na Cohab e a da Juventude do Campo de Belém; o Parque Ambiental de Caxias, no DNER; novas viaturas para a PM; ambulância pro Mahcro Regional; Clinica Sorrir; Centro de Referência de Juventude; pavimentação para várias ruas; reforma das escolas Thales Ribeiro e Santos Dumont; Conexão Cultural; e por ai vai...
As poucas vezes que Daniela citou Caxias na ALEMA foi para defender o prefeito da cidade e diminuir a gravidade das ações do gestor que trazem tantos problemas para o povo caxiense. A deputada se calou perante os escândalos em Caxias, como por exemplo o caso das merendas estragadas, onde Adelmo, além de denunciar no Ministério Público, também denunciou o caso na tribuna da Assembleia, na sessão seguinte, ao invés de reforçar a denúncia, a deputada saiu em defesa do prefeito Fábio Gentil.
Adelmo sempre foi protagonista no estado, foi secretário da SAF no governo Flávio Dino e deu renome para a pasta, após ser eleito continuou como destaque agora na ALEMA, chegando a ser presidente da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, principal cargo na Assembleia Legislativa do Maranhão abaixo apenas do presidente da mesa diretora, antes disso presidiu a comissão de Meio Ambiente da casa.
Daniela, apesar de reeleita perdeu todas as brigas que disputou na ALEMA e no estado: primeiro foi derrotada na disputa pela secretaria da Mulher do estado pela deputada Abigail Cunha, atual titular da pasta; chegou a tentar abocanhar a procuradoria da mulher na ALEMA, também sem sucesso; ainda buscou, como prêmio de consolação, uma vaga na mesa diretora, de onde também ficou de fora.
Na falta de deputados que tenham como prioridade a cidade de Caxias, quem perde é o povo, pois as obras que poderiam estar vindo para a cidade hoje estão indo para outros municípios. Mais uma vez fica evidente o peso do voto popular, que ao escolher votar em uma “forasteira” perdeu a oportunidade de ver mudanças importantes acontecendo na nossa cidade.
Deixe seu comentário
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!