Após dois adiamentos, aconteceu nesta quarta-feira (1) a volta as aulas da rede municipal de ensino, no entanto pais e mães foram surpreendidos ao levar seus filhos para a escola e se depararem com diversas situações que demonstram o descaso da atual gestão com a educação caxiense.
Por conta do recebimento de dezenas de denúncias de pais e mães de alunos, os vereadores Daniel Barros (PDT) e Luís Lacerda (PCdoB) visitaram escolas e creches da cidade e constataram situação crítica nas instituições de ensino administradas pela prefeitura de Caxias-MA.
Enquanto aliados do prefeito tentavam emplacar o discurso que os escândalos na educação eram "casos isolados", o que foi constatado é que a maioria das escolas passam por problemas críticos nesse início de ano: falta de merenda, professores indo trabalhar sem contrato – alguns nem indo, alunos sendo liberados com horas de antecedência, crianças com necessidades especiais sem cuidadores, vazamentos no teto...
Além de filmar e expor o descaso da prefeitura, os vereadores também vão representar o prefeito no Ministério Público. Assim, em breve a justiça poderá investigar o que vem acontecendo na educação em Caxias-MA, cidade que já recebeu mais de 44 milhões do governo federal nesses dois primeiros meses do ano.
Na escola Emília Costa no bairro Ponte, das 6 turmas no turno matutino apenas duas tiveram aula, os vereadores constataram que funcionários não foram trabalhar por falta de contrato... Aré infiltração no teto foi identificada na unidade escolar.
Na creche Aluísio Lobo no bairro Ponte, zeladores, merendeiras e cuidadores não foram contratados e com isso alunos foram liberados mais cedo.
Na UIM Edson Lobão, bairro Salobro, a situação foi a mesma, crianças foram para a escola apenas para voltar pra casa.
Na Escola José Castro a Jéssica, mãe de uma aluna da escola, relatou que a filha saiu mais cedo por falta de merenda e que estaria trazendo lanche de casa...
Após a divulgação das denuncias dos vereadores, diversos relatos de outras escolas apareceram nas redes sociais:
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