Maranhão recebe novas doses da vacina Pfizer para dar continuidade à imunização contra a Covid-19

.

12/05/2021 18:12:49 0 comentário

O Estado do Maranhão, recebeu o segundo lote de vacinas Pfizer. São 31.590 doses do imunizante para a continuidade da vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente em São Luís. Por recomendação do Ministério da Saúde, as doses da Pfizer são destinadas apenas para as capitais.

Os imunizantes foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, pertencente à Secretaria de Estado da Saúde (SES), onde foram armazenados em ultrafreezers, aparelhos que garantem a conservação adequada da vacina e podem chegar à temperatura de –86°.

Inicialmente, nesta quarta-feira (12), quatro mil doses serão entregues à Secretaria Municipal de Saúde de São Luís e as demais mantidas em conservação. A chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, explica que as doses devem ser enviadas para o município de São Luís de acordo com a demanda da capital.

“As doses ficam sob uma temperatura que varia de -20 a -25°, podendo ficar armazenadas por até duas semanas. Nesta madrugada, iniciaremos o processo de descongelamento de parte dos imunizantes para que possamos enviá-los para a prefeitura de São Luís. Neste momento, eles estarão em uma temperatura de 2° a 8° e devem ser aplicados em até cinco dias. A entrega deve ser fracionada, de acordo com a necessidade do município, para que possamos otimizar a utilização do imunizante”, esclarece Halice Figueiredo.

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 2.078.360 doses recebidas, sendo 941.700 doses da AstraZeneca, 1.094.540 doses da CoronaVac e 42.120 doses da Pfizer.

Fonte: Blog do John Cutrin


Deixe seu comentário


Comentários

Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!
Desenvolvido por:
c2 tenologia web