Conheça a Professora Jesus Andrade, candidata a vereadora em Caxias!

Caxias

28/09/2020 23:06:24 2 comentários

CRESCE A ADESÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA EM CAXIAS

IMG-20200919-WA0111

As mulheres estão aderindo cada vez mais ao sonho de levantar a bandeira pela verdadeira democracia em nossa cidade, “Uma vez que vejo a pauta ‘democracia’ como algo comum, que deve representar a igualdades entre todos”, afirma a professora e assistente social Jesus Andrade, que está lançando seu nome para ser apreciado como candidata a vereadora na cidade de poetas e poetizas e como ela costuma dizer “na alma de todo caxiense bate um coração valente”.

IMG-20200919-WA0108

Nascida no seio de família pobre e rural, afirma que “Não tenho vergonha, tenho orgulho da minha origem”. Jesus Andrade já algum tempo vinha sendo convidada a se lançar candidata, mas ainda não tinha decido aceitar o desafio. “Agora sim desafio aceito!” Para sua surpresa seu nome já foi citado em pesquisas de boca a boca, algo que ela se admirou ao saber por este que vos escreve. Graduada pela UEMA é Professora de História da rede pública municipal há mais de 20 anos. É também professora do ensino superior nos cursos de Serviço Social; Psicologia; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil e outros. A mesma se mostra apaixonada pelo que faz. 

IMG-20200919-WA0115

Sua carreira profissional foi construída com muita dedicação e esforço, onde enfrentou muitas barreiras. Hoje é Mestre em sociologia, pela Universidade Federal do Piauí; Especialista em História do Brasil e do Maranhão pela UEMA e especialista em Gestão de Políticas Públicas em gênero e Raça pela UFMA. Atua como Assistente Social no Centro de atendimento a mulher. Presidente do Conselho da Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM. É fundadora da ONG “Mulheres e Meninas de Caxias – MUC”, que tem um trabalho voltado para o empoderamento e defesa da população feminina. É uma mulher de luta e atuante na defesa dos direitos das mulheres, firme no combate a homofobia e de modo geral defende a igualdade entre as pessoas. Seu nome é destaque para disputar uma das cadeiras do executivo da Princesa do Sertão nas eleições de 2020, logo já conta com o apoio de outros políticos, empresários, amigos, ex-alunos e alunos, estes últimos temos a informação que formaram um grupo intitulado “apoiadores de Jesus”.

IMG-20200919-WA0109

No decorrer desta entrevista, perguntei como ela se ver num mandato de vereadora, a mesma prontamente responde que não foi apenas um sonho como uma promessa feita ao ver, em uma das seções na Câmara Municipal, em alusão ao dia internacional da Mulher, na qual participou representando o Conselho da Mulher, onde pode constatar o “descaso com o povo e principalmente com a população feminina, é um fato, pois na seção não compareceu nem mesmo 50% dos representantes daquela Casa. Lembro perfeitamente como se fosse hoje, que disse em alto e bom tom, que me sentia envergonhada e um dia eu gostaria de fazer parte da Casa do Povo como vereadora, para assim ter a oportunidade de desenvolver uma política diferente pautado na valorização e respeito que o povo quer e precisa para viver com dignidade”.

IMG-20200919-WA0097

A professora Jesus Andrade ainda ressalta que mesmo sendo vista como defensora dos direitos das mulheres, também é engajada em grupos de defesa dos direitos da população negra, LGBT, assim como outras minorias. Com certeza o foco de sua luta é amplo e diversificado, mas fundamentado na defesa dos Direitos Humanos. Para finalizar nossa conversa Jesus Andrade acrescenta que “as Mulheres na política, pode fazer a diferença, pois ocupar esse espaço de poder e decisão representa ousadia, superação e deve ser uma oportunidade de contribuir para a transformação social. A política desenvolvida pelas as mulheres tem um grande diferencial, pois promove espaços de autonomia, de igualdade, de justiça e democracia!”.

IMG-20200919-WA0106


Deixe seu comentário


Comentários


09/11/2020 13:06:13

Vitória Veras

Lembro que ela vinha para Teresina, dormia uma noite aqui em casa, mas desistir do mestrado na UFPI nunca foi opção. Sempre esforçada dedicada e um exemplo, mesmo com essa distância. Acompanho sempre e tenho orgulho. Parabéns, para tia Jesa e que ser vereadora seja mais uma de suas conquistas!!



29/09/2020 09:30:29

Leda Cabral

Conheço a Professora Jesus Andrade, há pelos menos 12 anos, excelente pessoa e profissional, sempre envolvida em causas que defendem a liberdade e a democracia, assim como o direitos das mulheres e das minorias de modo especial... Desejo sucesso nesta trajetória! Avante Jesus Andrade!


Desenvolvido por:
c2 tenologia web