Mais uma pesquisa foi realizada em Caxias para avaliar o cenário eleitoral para as eleições de 2026, a empresa XB3 Soluções entrevistou 800 pessoas nos dias 24 e 25 de junho, sendo o levantamento mais atual sobre a disputa do ano que vem.
A pesquisa avaliou a disputa para o comando do Governo do Estado, para o Senado, Câmara de deputados e Assembleia Legislativa do Maranhão. Em todos os cenários um aspecto vem persistindo pesquisa após pesquisa: a rejeição aos candidatos ligados ao grupo Gentil.
Assembleia Legislativa do Maranhão
Na disputa pra deputado estadual, a deputada Claudia Coutinho lidera com folga, alcançando 29% na pesquisa, abrindo quase 15 pontos à frente do segundo colocado, o deputado Adelmo Soares, este que continua crescendo e aparece com 15% das intenções de voto. A deputada Daniela surge com 12%, Adriana Raquel com 10% e na lanterna da pesquisa aparece o deputado Catulezinho com apenas 9%.
A surpresa nessa pesquisa foi o nome da mãe do prefeito Gentil Neto, a Secretária de Proteção Social Adriana Raquel, que aparece com 10% das intenções de voto, número que a qualifica para disputar o apoio da base governista caso queira. O nome da mãe do gestor aparece como uma boa opção em meio a altíssima rejeição a deputada Daniela.
Câmara dos Deputados
Na disputada para uma das 17 vagas para uma cadeira federal, o líder da oposição, Paulinho, chegou a 32% e vem ampliando a diferença para a segunda colocada Amanda Gentil que aparece com 24%, essa que ainda disputa o segundo lugar ao lado do vereador Daniel Barros que aparece com 22%. Somando brancos/nulos e os votos da oposição, a rejeição ao nome Gentil chega a quase 70% do eleitorado.
Senado
Na disputa rumo a uma das vagas no Senado, os nomes que lideram no município são o do Senador Weverton Rocha, aliado da oposição em Caxias e do governador Brandão que recebe apoio de ambos os lados. O senador do grupo Gentil, o ministro Fufuca, aparece em último na pesquisa. Ao atrelar sua imagem a do grupo Gentil, o atual Ministro dos Esportes, vem recebendo, de tabela, a rejeição destinada a “Oligarquia Gentil”.
Governo do Estado
Rumo ao comando do Palácio dos Leões, o cenário está consolidado em Caxias, a frente em disparada está o vice-governador Felipe Camarão com 29% dos votos, seguido do prefeito de São Luís Eduardo Braide com 22%, e logo após, o sobrinho governador, Orleans Brandão com 14% e na lanterna, Lahesio Bonfim com 10%. A liderança de Felipe Camarão é inconteste e vem aumentando em cada pesquisa na região.
Deixe seu comentário
Comentários
26/06/2025 13:07:37
Ingred Rayane Pereira Guimarães
Rapaz, se depender de mim, só o Felipe Camarão terá meu voto