Sem força própria, Ricardo Rodrigues quase perde vaga para Vinicius Sabá de Alencar

RR já entra enfraquecido…

16/11/2024 08:50:06 0 comentário

Somente após quase dois meses de intensa articulação a nível municipal e estadual, o prefeito eleito Gentil Neto conseguiu convencer o vereador Vinicius Sabá a abrir mão da sua candidatura à presidência da Câmara para apoiar Ricardo Rodrigues.

Pedra no sapato

Um único vereador vinha sendo a “pedra no sapato” para à reeleição do petista Ricardo Rodrigues à presidência da Câmara municipal de Caxias. Mesmo com a “benção” de Fábio Gentil e Gentil Neto para sua reeleição, RR vinha correndo riscos reais de perder à presidência da casa para o vereador recém eleito Vinícius (PDT).

Ameaça interna

Nos últimos dias os vereadores Ricardo Rodrigues (PT) e Mário Assunção (PP) vem articulando uma intensa mobilização nos bastidores para garantir o apoio dos vereadores da base governista para à reeleição do atual presidente. Foram vários encontros e fotos divulgadas mostrando as adesões a dupla RR e MA. No entanto, os rumores da “pré-candidatura” de Vinícius vinha ameaçando seriamente as pretenções governistas.

Antes da intervenção Gentil, Vinicius chegou a ter a maioria dos votos pra presidência, contando inclusive com apoio de parlamentares da oposição. De acordo com fontes bem posicionadas, algumas reuniões aconteceram na casa do vereador eleito Léo Barata, que também era pré-candidato à presidência da Câmara, mas se uniu com Vinícius. O vereador demonstrou capacidade de diálogo maior que a dupla RR-MA, pois mesmo sem apoio do gestor, Vinicius reuniu 12 vereadores dispostos a avançar com ele.

Se engana quem pensa que a ida de Vinicius pra chapa do atual presidente é mérito dele ou de Mário Assunção, o fato é o contrário, mesmo com apoio de Fábio Gentil e Gentil Neto, Ricardo Rodrigues não conseguiu articular o apoio da maioria dos vereadores, e sem a interferência dos “prefeitos”, Ricardo sairia desmoralizado dessa disputa.

A adesão mais difícil

Enfraquecido, RR só conseguiu o apoio de Vinicius agora, e diferente dos outros parlamentares, o prefeito eleito teve que atuar pessoalmente para garantir o apoio do jovem vereador ao atual presidente da Câmara. Ainda há relatos que ligações direto de Brasília e do Palácio dos Leões foram cruciais para a adesão. Mas, apesar do seu envolvimento em prol de RR, Gentil Neto inicialmente tinha preferência por Vinicius, no entanto FG foi irredutível e pressionou pela escolha de Rodrigues como nome do governo.

Medo do novo

Os motivos para que Fábio Gentil não quisesse Vinícius na presidência da Câmara são nítidos, pois ele seria um presidente que o prefeito não poderia controlar: um vereador forte, com uma votação expressiva; com apoio incondicional de um dos maiores articuladores políticos do estado, Ironaldo Alencar; independente e capaz de sobreviver e articular politicamente sem o governo; e com apoios estaduais e federais consolidados… tudo isso seria muito perigoso e o jovem poderia tirar o protagonismo do executivo e deixar os vereadores mais importantes (e mais caros), e, além disso, teriam na presidência da casa um vereador difícil de controlar.

A força e proximidade de Ironaldo Alencar também assustou o prefeito e garantiu segurança pra articulação de Vinicius. Ironaldo é braço forte do senador Weverton Rocha (PDT), além de ser um dos políticos do interior com melhor articulação a nível estadual e até mesmo dentro do Palácio dos Leões. Além disso, Ironaldo é um exímio articulador.

É inegável, ao mostrar força, independência e articulação política, Vinícius saiu gigante da disputa, isso sem nem disputar. Com tanto atributos e a capacidade de vencer as eleições, não se sabe o que pode ter convencido o vereador a abrir mão da sua candidatura, mas pelo seu movimento, pouca coisa não foi… mas o sinal foi dado com clareza, Vinicius chegou para ser um dos protagonistas na câmara, com ou sem governo.


Deixe seu comentário


Comentários

Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!
Desenvolvido por:
c2 tenologia web