Como fica a oposição após as eleições?

Novo cenário

30/10/2024 09:49:35 0 comentário

O fim da disputa pela prefeitura de Caxias trouxe a controversa eleição do sobrinho do atual prefeito, o jovem Gentil Neto. Apesar das denúncias irregularidades, GN deverá assumir o cargo. Com isso, um questionamento vem sendo levantado, como fica o grupo de oposição após o fim das eleições?

Frente de Oposição

No decorrer do ano de 2023, os principais opositores ao prefeito Fábio Gentil se reuniram  e formaram a Frente de Oposição, uma aliança ampla entre políticos com e sem mandato, lideranças e presidentes partidários, além de uma legião de apoiadores da causa. O grupo assinou uma “carta compromisso” onde se firmava que todos deveriam apoiar o candidato único indicado pelo grupo, que após meses de pesquisa e diálogos, acabou sendo Paulinho.

Apesar da maioria cumprir com sua palavra e assinatura, a carta compromisso firmava uma aliança com data de validade, dia 06 de outubro, o dia das eleições. Ainda existem chances de Paulinho assumir, por conta das inúmeras denúncias de irregularidades neste pleito, no entanto, até lá, Gentil Neto está eleito e provavelmente tomará posse. Nesse cenário, como fica o grupo de oposição?

Fogo amigo

Manter essa união nas eleições de 2026 é um cenário improvável, pois os principais nomes deste campo irão disputar entre si daqui a dois anos. Paulinho, que deve buscar uma vaga na Câmara de Deputados, poderá disputar contra Daniel Barros. Além disso, Catulé Jr., prestes a assumir a vaga de deputado, deve buscar sua reeleição com apoio do deputado federal Cléber Verde, até porque Paulinho deve repetir o que fez em 2022 e não declarar apoio a nenhum estadual em Caxias, buscando preservar seus votos de todas as bases estaduais.

Novo cenário

Apesar de Paulinho ter saído destas eleições com todo o protagonismo político, este capital eleitoral que lhe deu mais de 42 mil votos, em partes, também estará dividido entre as lideranças políticas da oposição, estes que devem seguir seus próprios projetos políticos a partir de agora. A única chance de uma união é a posse de Paulinho antes de 2026, até lá, todos os nomes relevantes da política caxiense vão buscar se cacifar para disputar as eleições de 2026 e o comando do executivo daqui a 4 anos.


Deixe seu comentário


Comentários

Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!
Desenvolvido por:
c2 tenologia web