Os nomes do futuro no Maranhão

Começou a corrida

14/11/2023 13:10:17 0 comentário

A cada dia que passa vão se aproximando as eleições municipais de 2024, assunto que inevitavelmente já predomina nas discussões politicas. Para aqueles que serão candidatos e candidatas, a corrida já começou, mas outros nomes que não disputam as próximas eleições já vem sendo alvos de especulações para 2026.

Nas eleições de 2026 voltaremos as urnas para escolhermos os nossos e nossas representantes estaduais e nacionais. No Maranhão, as vagas mais cobiçadas são a de governador e as duas vagas abertas para o senado, e pelo visto a ala governista já tem os seus “favoritos” para substituir Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (SD), que encerram seus mandatos sem muita expectativa de receberem o apoio governista.

 

Para a vaga de governador, o nome mais cotado é de Felipe Camarão, vice-governador eleito e secretário de Educação do Estado, que revolucionou a infra-estrutura educacional do Maranhão e garantiu o acesso a uma educação de qualidade a milhares de jovens, além da criação de políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento da educação no Maranhão. Politicamente, Camarão vem construindo um grupo consolidado no interior e na capital, e com o apoio vindouro de Lula, Brandão e Dino, poderá ser coroado como próximo governador do Estado.

 

Brandão, que não poderá disputar a reeleição, deve ser candidato a uma das vagas ao senado e ser chancelado como senador da república com apoio de Lula, Dino e do amplo grupo de prefeitos e prefeitas que compõe a base governista no Maranhão. Weverton Rocha, que poderia disputar sua reeleição, rompeu com o grupo dinista e se lançou candidato ao governo do Estado contra Brandão, acabou saindo em 3º lugar na disputa, o que demonstra a dificuldade do senador de ter êxito eleitoral contra o trio Brandão-Dino-Camarão.

 

A 2º vaga ao senado continua em disputa, mas quem tem saído a frente e construído as condições necessárias para sustentar esse pleito é o deputado federal Márcio Jerry, presidente do PCdoB no Maranhão, um dos maiores partidos do estado, com uma enorme lista de vereadores, vereadoras, deputados e deputadas, prefeitos e prefeitas, além de ocupar secretarias estaduais importantes como a Secid. Márcio Jerry conta ainda com apoio de políticos com e sem mandato de vários outros partidos, mantendo uma rede de influência forte o suficiente para indicar o deputado como candidato ao senado.

 

Márcio Jerry conta ainda com uma das melhores relações no estado com o Ministro Flávio Dino e com o presidente Lula, que devem por um peso enorme para a eleição de senadores maranhenses fiéis e coerentes ao projeto de reconstrução do Brasil liderado pelo presidente Lula, perfil que se encaixa historicamente com Márcio Jerry, aliado histórico do presidente Lula.

 

Ainda é cedo para definir quem serão os nomes que estarão nessa disputa, em 3 anos muita coisa pode acontecer, mas se a “corrida de 100m” rumo às eleições municipais já começou, quem pretende correr a “maratona” rumo às eleições de 2026 já deve se posicionar nos seus lugares e esperar o “tiro de largada” após as eleições do ano que vem.


Deixe seu comentário


Comentários

Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!
Desenvolvido por:
c2 tenologia web