Apesar da promessa Gentil de indicar um membro do grupo Coutinho como vice da sua chapa, outros aliados ainda brigam pela vaga.
Desarticulando qualquer pretensão de candidatura própria dos seus aliados, Fábio Gentil já decretou internamente que seu candidato à prefeitura está decidido, seu sobrinho Gentil Neto foi o escolhido pelo prefeito para disputar a eleição majoritária em 2024 com apoio da "máquina" e aliados do grupo.
Aqueles que pretendiam alçar voo próprio tiveram que dar 2 passos para trás e agora já se colocam na disputa para saber quem será o vice de Gentil Neto. Ricardo Rodrigues é um deles, chegou a ensaiar uma candidatura própria, mas não foi levado a sério pela classe política e também não conquistou o apoio do seu partido e da federação que faz parte, como quem coloca a carroça na frente do burro.
Lycia Waquin também vem trilhando um caminho de candidatura própria, com partido garantido, apoios sólidos em São Luis e uma ligação direta com o governador Carlos Brandão, a chefe de gabinete do prefeito Fábio Gentil vem ocupando espaços cada vez maiores no cenário local. No entanto, com a decisão de FG já tomada, cabe a Lycia disputar uma vaga na câmara, brigar pela vaga de vice ou romper com o grupo e se lançar candidata.
(Presidente regional do PSDB, Sebastião Madeira e Lycia Waquin.)
Além da disputa de antigos aliados, Fábio Gentil também incluiu nesse tramite o grupo Coutinho, que foi adquirido recentemente pelo grupo do prefeito após a o vácuo deixado com a saida dos grupos Marinho e Catulé. Aos novos aliados fora prometido espaços no governo e a indicação do candidato a vice-prefeito nas próximas eleições.
Outro problema é a questão partidária, dos 3 postulantes a vaga, apenas Lycia Waquin tem apoio certo do próprio partido, o PSDB. Ironaldo Alencar, hoje um dos caciques do PDT no Maranhão, pode não levar uma possível disputa com Daniel Barros, vereador pelo PDT e pré-candidato a prefeitura de Caxias que vem figurando como um dos protagonistas no cenário local e é em enquetes e pesquisas internas aparece como um dos principais nomes na disputa de 2024.
A situação de Ricardo Rodrigues é ainda mais delicada, pois o peso político de RR na cidade depende do prefeito, e o edil vinha sustentando seu sonho através da sua aliança com nomes do PT em Sao Luís, estes que tinham sido convencidos que Ricardo Rodrigues tinha condições reais de ser candidato a prefeito com apoio de FG, no entanto, sem apoio político, da federação e nem do próprio PT, RR talvez volte para a difícil missão de disputar sua vaga na Câmara.
A essa altura, a única certeza que temos é que Fábio Gentil já decidiu seu candidato - quem não gostar que faça as malas, no entanto a disputa interna está longe de acabar. Do outro lado a oposição caminha para apresentar uma carta com pré-requisitos democráticos para escolher a chapa de oposição e vem assustando o prefeito e seus aliados.
Deixe seu comentário
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!