Objetivo é retomar diálogo federativo abandonado por Bolsonaro, disse ministro da Casa Civil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com os 27 governadores de estado e do Distrito Federal no próximo dia 27 de janeiro, no Palácio do Planalto, em Brasília. A informação foi dada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em conversa com jornalistas. O encontro já fazia parte dos planos e era verbalizado pelo presidente durante a campanha. O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) também estará presente.
Segundo Rui Costa, a reunião com governadores vai marcar a retomada do diálogo institucional entre a União, estados e municípios.
“A pauta é o retorno das relações federativas da União com os estados e municípios, que ficou paralisada todos esses anos. Vamos institucionalizar esse retorno, estabelecer um fluxo. A ideia é que o governo tenha reuniões regulares com governadores e e com fórum de prefeitos para dar capilaridade às políticas de governo e buscar, eu diria, maior eficiência no ato de governar”, afirmou o ministro.
Ainda segundo Costa, o presidente pedirá que os estados tragam seus projetos prioritários para discussão com o governo federal. Segundo ele, esta reunião deverá ser mais de alinhamento e, a partir das próximas (ainda sem periodicidade definida), já seja sobre um tema específico e aviso prévio.
Durante toda a campanha Lula dizia que, se eleito, queria estabelecer um diálogo livre inclusive entre governadores que compusessem partidos de oposição e que apoiaram Bolsonaro, como o paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o carioca Cláudio Castro (PL).
O ministro da Casa Civil também informou que Lula fará uma primeira viagem a algum estado brasileiro ainda este mês. O destino ainda está em discussão.
Fonte: Portal Vermelho.
Deixe seu comentário
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!