“A ciência precisa estar a serviço do nosso povo”. Com essa frase, Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e presidenta do PCdoB, sintetizou, durante cerimônia de transmissão de cargo ocorrida nesta segunda-feira (2), qual deverá ser a marca de sua gestão à frente da pasta.
A solenidade, ocorrida na sede do MCTI, em Brasília, contou com a presença de ex-ministros da área, além de titulares do novo governo Lula, parlamentares, governadores, lideranças políticas e do meio acadêmico e científico.
Em seu pronunciamento, a ministra destacou ainda algumas das principais ações que pretende viabilizar na pasta e afirmou que “após quatro anos de negacionismo e retrocesso civilizatório, a ciência volta a ser prioridade”. E salientou: “o conhecimento é a chave de nossa liberdade”.
Na condição de mulher negra e nordestina, Luciana disse, ainda, que irá fazer valer “o fato histórico de ser a primeira mulher ministra da CT&I no Brasil”. E acrescentou: “Essa gestão vai honrar as milhares de mulheres que produzem e pesquisam nesse país, e sua luta por respeito, inclusão e valorização. Vai honrar a luta antirracista e a luta das pessoas negras por espaço nas pós-graduações e no campo de pesquisa. Vai honrar todo esse contingente de pesquisadores e pesquisadoras que se desdobram para seguir aqui, em solo brasileiro, produzindo e construindo a inteligência coletiva nacional”.
No encerramento da cerimônia, Luciana recebeu do ex-ministro Paulo Alvim a Medalha do Mérito Científico. Estiveram presentes, entre outros, as ministras da Saúde, Nísia Trindade; do Meio Ambiente, Marina Silva; do Turismo, Daniela Carneiro e os ex-ministros de C&T, Aloizio Mercadante, atual presidente do BNDES; Celso Pansera e Roberto Amaral.
Também compareceram os governadores do Maranhão, Carlos Brandão e da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o presidente da SBPC e deputados, entre os quais os do PCdoB, Renildo Calheiros (PE), líder do partido; Alice Portugal e Daniel Almeida (BA), Jandira Feghali (RJ), Marcio Jerry (MA) e Daiana Santos (RS).
Deixe seu comentário
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!